Colégio Patrocínio de São José
Patrocínio
Lorena - SP
(12) 3152-1030
Você está aqui: Ação Social

Ação Social

Imprimir Diminuir a Fonte Aumentar a Fonte

A Rede VespeR em sua função mais essencial promove a solidariedade como instrumento de crescimento pessoal social. Essa atitude diante da vida gera constante transformação no próprio sujeito e em seu entorno, pois ações solidárias têm em sua natureza a força e a capacidade de gerar ondas sempre construtivas. Dentro desse enfoque entendemos que essa transformação tem a competência de beneficiar não só a quem recebe, mais e sobretudo a quem doa!

Campanha Solidária da Páscoa 2014

Ressuscitados com Cristo, nós Te louvamos, Deus nosso Pai, por teu  Filho Jesus, que fez da criação uma história de luz e de vida, que se  renova conosco a cada Páscoa. 

Que o Cristo Ressuscitado, Inspirador, Mestre e Modelo de nossos  trabalhos pedagógicos cumule nossas famílias com sua presença pascal,  como em Emaús - Lucas 24,13-31. Pe. Xavier


A Família VespeR proporcionará ao alunado dentro do período da Quaresma (preparação para a Páscoa):

Conhecer e/ou resgatar o verdadeiro sentido da “AÇÃO SOLIDÁRIA”.

Propiciar aos nossos alunos a oportunidade e a experiência da Vivência da Solidariedade”, em comemoração à Páscoa.

Fazer com que o estudante entenda que mudar é necessário, desenvolvendo a consciência coletiva e individual para os problemas sociais.

Promover a reflexão sobre possíveis soluções para diversos problemas sociais, utilizando principalmente gestos solidários. 

* Este ano a proposta será a coleta de alimentos como: açúcar, farinha de trigo, achocolatado em pó, leite em pó, gelatina e suco em pó que serão doados a Creche Mantiqueira.

Confira: Mensagem do Santo Padre Francisco para a Quaresma de 2014

Ciranda Solidária da Páscoa - Família VespeR

Os alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais, prepararam com muito entusiasmo a Ciranda Solidária da Páscoa. O motivo deste ano foi muito nobre: a doação de pães de mel, confeccionados pelos próprios estudantes, para as crianças do Colégio Ressurreição Mantiqueira, que fica em Tremembé, São Paulo.

A atividade resgata o verdadeiro sentido da Ação Solidária "a ideia de produção dos pães de mel vai além da simbologia da Páscoa, representada pelo chocolate". O objetivo principal foi desenvolver a consciência coletiva por meio deste gesto solidário.

A Ciranda Solidária da Páscoa da qual toda a Rede VespeR participou objetivou também arrecadar achocolatado em pó, também para doação ao Colégio Mantiqueira da qual participaram os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Parabéns a toda Rede pelo lindo trabalho!

Confira os flash´s da Páscoa Solidária em nossas Unidades!!!

V2 - Colégio Veritas Santana

V3 - Colégio Veritas J. São Paulo e Fan Page Veritas JSP e vídeo Agradecimento Alunos Mantiqueira e Reportagem Cruzeiro do Sul
V4 - Colégio Patrocínio de São José
V5 - Colégio Ressurreição Recreio
V7 - Colégio Ressurreição Taquara
V8 - Colégio Ressurreição Mantiqueira
V9 - Colégio VespeR - Sto André

GESTO SOLIDÁRIO - Dia das Crianças - arrecadação de brinquedos - VS

AÇÃO SOLIDÁRIA

GESTO SOLIDÁRIO
Dia das Crianças
(arrecadação de brinquedos)

O projeto Gesto Solidário, desenvolvido pelo Colégio Veritas tem por principais objetivos, conhecer e resgatar o verdadeiro sentido da "Ação Solidária", propiciando aos nossos alunos a oportunidade e a experiência da vivência da solidariedade e promovendo a reflexão sobre possíveis soluções para diversos problemas sociais.
Desta forma, a escola realizará a Gincana Solidária focando a arrecadação de Brinquedos (novos e seminovos), que serão doados pelos próprios alunos (vencedores da ação) à uma comunidade da cidade de Sorocaba.
A doação solidária ocorrerá no período de 27 de agosto até o dia 05 de outubro, nas unidades Vilas Santana e Jardim São Paulo do Colégio Veritas.

Participe e colabore!

Dia da Conscientização de Higiene Bucal

A Uniodonto de Taubaté promoveu o Dia da Conscientização de Higiene Bucal,onde todas as crianças
do Colégio Ressurreição Mantiqueira de Tremembé foram atendidas pela Dr.ª Caroline de Carlo -dentista cooperada.

GESTO SOLIDÁRIO - PÁSCOA - Arrecadação de Leite

- Conhecer e/ou resgatar o verdadeiro sentido da “AÇÃO SOLIDÁRIA”.- Propiciar aos nossos alunos a oportunidade e a experiência da Vivência da Solidariedade”, em comemoração à Páscoa.- Fazer com que o estudante entenda que mudar é necessário, desenvolvendo a consciência coletiva e individual para os problemas sociais.- Promover a reflexão sobre possíveis soluções para diversos problemas sociais, utilizando principalmente gestos solidários.A doação Solidária ocorrerá no período de 07 de março até o dia 13 de abril e envolve todos os alunos do Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.Esta ação solidária não terá nenhuma premiação aos alunos.

Doação de Livros - Alunos do Colégio Ressurreição Mantiqueira VespeR receberam doação de 10 mil livros (confira - UMA HISTÓRIA DE PRESENTE)

Uma história de presente
Estudantes de Sorocaba arrecadam mais de 10 mil livros que serão doados para crianças carentes da Capital

Alunos do Colégio Veritas de Sorocaba organizaram desde coleta até separação dos livros, que foram entregues aos estudantes do Colégio Ressurreição Mantiqueira na Capital Alunos do Colégio Veritas de Sorocaba organizaram desde coleta até separação dos livros, que foram entregues aos estudantes do Colégio Ressurreição Mantiqueira na Capital

Giovana Gatto, 11 anos, estudante do 7º ano do ensino fundamental, se encantou pela leitura desde a época em que começou a aprender como desbravar o mundo das palavras. Fascinada pelos livros, ela é uma das crianças que participaram de uma gincana que arrecadou mais de 10 mil obras literárias infantis que foram encaminhadas para uma escola que atende crianças carentes no bairro do Tremembé, na Capital.

A iniciativa foi promovida pelas duas unidades do Colégio Veritas de Sorocaba, que em abril deu início a uma gincana envolvendo todos os seus alunos. O intuito era arrecadar livros infantis para o Colégio Ressurreição Mantiqueira, uma obra social do grupo Veritas que oferece ensino gratuito para crianças do berçário ao 5º ano do fundamental. A entrega dos livros foi feita na sexta-feira por uma comissão de alunos sorocabanos.

Parte da formação /Durante a preparação dos livros Giovana, a estudante do começo desta matéria, ajudava a preparar as caixas vestida de Branca de Neve. A fantasia também foi usada por ela quando, além de entregar as obras literárias no Tremembé, os alunos sorocabanos encarnaram personagens de alguns dos livros doados, contando tradicionais histórias infantis.

A menina afirma que se sente feliz em poder levar a leitura a quem teria mais dificuldade de acesso aos livros e  afirma que hoje em dia seu gosto é mais maduro. “Apesar de ter começado a ler historinhas na linha de Branca de Neve e Cinderela, hoje gosto dos suspenses. Meu livro favorito até hoje chamasse ‘O gênio do crime’”, afirma a leitora já formada.

A coordenadora do Colégio Veritas, Roseli Acca, afirma que a gincana foi promovida sem a promessa de premiação. “Queríamos que os alunos fizessem não de olho em um benefício próprio, mas sim pensando no que um livro pode fazer pelo próximo.”

A professora Dalveri de Oliveira Franzini afirma que os alunos da rede particular têm um acesso privilegiado  à leitura. “A escola é parte do processo, mas nas famílias com mais recursos o hábito da leitura está presente e é incentivado também pelos pais. Nas famílias mais carentes muitas vezes as crianças não têm esse estímulo”. Entre as doações estão livros novos, ainda no plástico.

Valeska Bergamin, 12, se uniu a amigas de classe e fez uma espécie de arrastão cultural na Vila dos Ingleses, condomínio em que mora, na zona oeste.

Em um único dia as meninas arrecadaram aproximadamente 500 livros batendo de porta em porta. “As pessoas gostam de ajudar quando sabem que o que estão doando vai melhorar a vida do próximo. As histórias infantis ajudam as crianças a  entender o mundo, a formar uma ideia sobre as coisas e a desenvolver-se. Eu sempre fui incentivada a ler e hoje percebo que isso fez diferença para mim.”

Gincana de São José

Gincana de São José

A Gincana de São José foi um sucesso, todos se empenharam e muitos alimentos, livros paradidáticos, roupas, material de limpeza e higiene pessoal foram arrecadados.
Parabéns a todas as equipes, saibam que com a participação de todos muitas instituições se beneficiaram com as doações.
Agradecemos a todos os professores, alunos e a pastoral escolar que se empenharam para que essa gincana alcançasse o objetivo proposto.

INSTITUIÇÕES BENEFICADAS:

* Colégio Ressurreição Mantiqueira (Tremembé) - Recebeu os alimentos e livros paradidáticos.
* ACAL (Lorena) - Recebeu nove caixas de absorventes com 12 unidades.
* ASILO SAO VICENTE DE PAULA (Lorena) - Recebeu os materiais de limpeza, higiene pessoal e roupas.