Colégio Veritas (Unidade Santana) - Sorocaba/SP
Veritas VS
Sorocaba - SP
(15) 4009-7500
*/ ?>
Você está aqui: Home

Educação Digital

Imprimir Diminuir a Fonte Aumentar a Fonte

VespeR Educação Digital é um projeto arquitetado para auxiliar a Educação com ferramentas digitais colaborativas nas diversas disciplinas. Essa plataforma contempla a mobilidade no desenvolvimento dos conteúdos, através de um netbook conhecido como 'classmate'.

O projeto tem como parceiro de pesquisa a Universidade Federal do Rio de Janeiro e prioriza a interação dos educandos, entre si, com os mestres e com os softwares colaborativos.

EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DIGITAL - INTERAÇÃO-COLABORATIVA

A Tecnologia, por si só, não corresponde às expectativas e  questionamentos que fazem parte do processo de aprendizagem humano,  tanto na escola quanto na sociedade. O professor  continua sendo o grande e legítimo mediador do processo de conhecer, exercendo junto aos alunos a função de modelo das grandes áreas da ciência, ultrapassando a mera  atribuição de transmissor de informações. No entanto, consorciar as qualidades de mediador do professor com as novas tecnologias de informação, possibilitando o desenvolvendo uma identidade tecnológica capaz de  acessar as ferramentas de Rede Social da Web, possibilitando o desenvolvimento do processo formativo saudável dos alunos, favorecendo a  interação colaborativa nas atividades acadêmicas escolares, é a chave da moderna Inteligência Coletiva. Hoje podemos avançar muito em educação se considerarmos o professor (mediador), os alunos (potencial de assimilação) e as ferramentas de tecnologia de informação (para-mediador).

A cultura atual em que nossas crianças e jovens  vivem, mostra-se exigente, e atender às expectativas de uma geração que tudo que toca, ouve, veste e brinca é proveniente  da tecnologia é tarefa árdua. Acostumados a apertarem botões, a mergulhar no mundo das imagens eletrônicas e se expressarem além das  palavras, crianças e jovens, quando chegam à escola, não aceitam mais  as concepções antigas de ensino. Ressaltamos que, assim como os alunos, os professores também refutam essa antiga modalidade de instrução educacional. O professor, a lousa e o giz não motivam mais os estudantes da nova geração. Eles são mais informados e participativos, anseiam por aulas mais dinâmicas, com temas clássicos e atuais em que possam se  expressar e opinar.  Informática, laboratórios de física, química e robótica são, hoje, uma exigência das crianças e jovens no seu dia-a-dia  na escola.

A VespeR - Educação em Sistema, Instituição dedicada à pesquisa educacional, iniciou oficialmente nesse mês de outubro, em sua rede de Colégios nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a era Educação Digital, não de ensino digital. Para isso, vem formando seus diretores, coordenadores e professores desde o início desse ano letivo no uso da tecnologia de informação no modelo interativo-colaborativo, segundo a Pedagogia Psicogenética, objeto da pesquisa educacional de Pe. Xavier, fundador e mentor dessa Instituição.  Ela adquiriu Classmates - netbooks adaptados aos alunos, visto que suportam líquidos, quedas, não têm cantos e de fácil transporte - e disponibilizou-os em sete Colégios para que os alunos possam ter mobilidade, agilidade, criatividade, processar o conhecimento pelos caminhos da elaboração colaborativa e ter gratificação no ato de aprender. Os Classmates são ferramentas adequadas para o desenvolvimento dos educandos do tempo presente. Assim,  formando crianças e jovens tecnológicos, inovadores, cooperativos,  participativos e colaborativos, estaremos preparando-os para o competitivo mercado de trabalho, para a vida e para serem agentes da própria existência e, desta forma fazendo uma contribuição positiva para a sociedade. Como nos ensina Pe. Xavier: "sozinhos somos pedregulhos, juntos somos rochedo".

Galeria de Fotos Ver Galeria
Imagem Anterior
Veritas VS
Veritas VS
Veritas VS
Veritas VS
Veritas VS
Veritas VS
Veritas VS
Veritas VS
Veritas VS
Veritas VS
Próxima Imagem