

VespeR Educação Digital é um projeto arquitetado para auxiliar a Educação com ferramentas digitais colaborativas nas diversas disciplinas. Essa plataforma contempla a mobilidade no desenvolvimento dos conteúdos, através de um netbook conhecido como 'classmate'.
O projeto tem como parceiro de pesquisa a Universidade Federal do Rio de Janeiro e prioriza a interação dos educandos, entre si, com os mestres e com os softwares colaborativos.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DIGITAL - INTERAÇÃO-COLABORATIVA
A Tecnologia, por si só, não corresponde às expectativas e questionamentos que fazem parte do processo de aprendizagem humano, tanto na escola quanto na sociedade. O professor continua sendo o grande e legítimo mediador do processo de conhecer, exercendo junto aos alunos a função de modelo das grandes áreas da ciência, ultrapassando a mera atribuição de transmissor de informações. No entanto, consorciar as qualidades de mediador do professor com as novas tecnologias de informação, possibilitando o desenvolvendo uma identidade tecnológica capaz de acessar as ferramentas de Rede Social da Web, possibilitando o desenvolvimento do processo formativo saudável dos alunos, favorecendo a interação colaborativa nas atividades acadêmicas escolares, é a chave da moderna Inteligência Coletiva. Hoje podemos avançar muito em educação se considerarmos o professor (mediador), os alunos (potencial de assimilação) e as ferramentas de tecnologia de informação (para-mediador).
A cultura atual em que nossas crianças e jovens vivem, mostra-se exigente, e atender às expectativas de uma geração que tudo que toca, ouve, veste e brinca é proveniente da tecnologia é tarefa árdua. Acostumados a apertarem botões, a mergulhar no mundo das imagens eletrônicas e se expressarem além das palavras, crianças e jovens, quando chegam à escola, não aceitam mais as concepções antigas de ensino. Ressaltamos que, assim como os alunos, os professores também refutam essa antiga modalidade de instrução educacional. O professor, a lousa e o giz não motivam mais os estudantes da nova geração. Eles são mais informados e participativos, anseiam por aulas mais dinâmicas, com temas clássicos e atuais em que possam se expressar e opinar. Informática, laboratórios de física, química e robótica são, hoje, uma exigência das crianças e jovens no seu dia-a-dia na escola.
A VespeR - Educação em Sistema, Instituição dedicada à pesquisa educacional, iniciou oficialmente nesse mês de outubro, em sua rede de Colégios nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a era Educação Digital, não de ensino digital. Para isso, vem formando seus diretores, coordenadores e professores desde o início desse ano letivo no uso da tecnologia de informação no modelo interativo-colaborativo, segundo a Pedagogia Psicogenética, objeto da pesquisa educacional de Pe. Xavier, fundador e mentor dessa Instituição. Ela adquiriu Classmates - netbooks adaptados aos alunos, visto que suportam líquidos, quedas, não têm cantos e de fácil transporte - e disponibilizou-os em sete Colégios para que os alunos possam ter mobilidade, agilidade, criatividade, processar o conhecimento pelos caminhos da elaboração colaborativa e ter gratificação no ato de aprender. Os Classmates são ferramentas adequadas para o desenvolvimento dos educandos do tempo presente. Assim, formando crianças e jovens tecnológicos, inovadores, cooperativos, participativos e colaborativos, estaremos preparando-os para o competitivo mercado de trabalho, para a vida e para serem agentes da própria existência e, desta forma fazendo uma contribuição positiva para a sociedade. Como nos ensina Pe. Xavier: "sozinhos somos pedregulhos, juntos somos rochedo".