Colégio Ressurreição (Unidade Recreio)
Recreio
Rio de Janeiro - RJ
(21) 2490-1492
Você está aqui: Fundador

Centro de Pesquisa

Imprimir Diminuir a Fonte Aumentar a Fonte

Padre Joaquim Ferreira Xavier

Padre Joaquim Ferreira Xavier Júnior, sjr, filósofo, teólogo, educador e psicólogo, nasceu na cidade de Silveiras, estado de São Paulo, Brasil, no dia 24 de abril de 1.925, filho do Sr. Joaquim Ferreira Xavier e de Dona Amália dos Santos Xavier

Fez os estudos secundários em São Paulo e o curso de Filosofia no Seminário Central da Imaculada Conceição de São Paulo concluindo em 1.950. Cursou e licenciou-se em Teologia na Faculdade de Nossa Senhora da Assunção, concluindo em 1.954.

Ordenado Sacerdote, pela Diocese de Taubaté, no dia 08 de dezembro de 1.954, exerceu várias atividades apostólicas junto a comunidades de religiosos, universitários, movimentos de casais, professor e Reitor do Seminário Diocesano de Taubaté; foi assessor teológico de Dom Gabriel Paulino Bueno Couto no Concílio Vaticano II. Foi professor fundador da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Taubaté em 1.957, atual Unitau.

Participou de Congresso nacional (1.954) e internacional (1.959) de filosofia realizados em São Paulo, foi Membro do Instituto Brasileiro de Filosofia e trabalhou como conselheiro no Conselho de Cultura de São Paulo - Departamento de Filosofia 1.969 a 1.970.

Trabalhou na Diocese de São José do Rio Preto, onde exerceu o cargo de Professor de Teologia no Seminário Diocesano. Em 1.967 foi professor, vice-diretor e diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Catanduva e em 1.969 foi professor de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Em 1968, assistiu e orientou em São Paulo, o Capítulo Provincial da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário, solicitado pela Santa Sé, para "aggiornamento" das congregações Religiosas e em preparação ao Capítulo Geral.

Em 1.970 fundou junto com Madre Teresinha Freiria as Comunidades de Nossa Senhora da Ressurreição, religiosas cujo carisma é promover a comunhão. Elaborou o texto provisório dos Estatutos enviados à Sagrada Congregação dos Religiosos e Institutos Seculares, em Roma, através de Dom Antônio do Carmo Cheuiche, nomeado visitador apostólico por Dom Humberto Mazzoni, D.D. Núncio Apostólico no Brasil. Desde 1.970, Pe. Xavier foi o sacerdote que esteve presente, inspirou, orientou e acompanhou a formação do patrimônio espiritual da Congregação. Foi oficialmente nomeado por Dom José de Aquino Pereira, então bispo diocesano de São José do Rio Preto, SP, Moderador Geral das Comunidades de Nossa Senhora da Ressurreição.

Especializou-se em Psicologia, portador do registro 112 CRP-SP, mantendo um consultório de Psicoterapia na capital de São Paulo. Em Taubaté, estado de São Paulo, exerceu o cargo de Diretor Secretário da Faculdade de Medicina de Taubaté no ano de 1.973.

Em 1.995 fundou a Veritas Entidade de Pesquisa e Educação Ressurreição- VespeR, uma Instituição de Ensino Básico com várias unidades escolares nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, preside a Instituição desde a sua criação. Realizou e realiza pesquisas no campo da Psicologia aplicada à Educação mantendo um Centro de Pesquisa em Tremembé, SP. É o autor e mentor do VespeR Sistema de Ensino, uma coleção de sessenta livros didáticos que contempla os trabalhos bimestralizados da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Especialidades desenvolvidas pelo Pe. Joaquim Ferreira Xavier Júnior, sjr:

  • Pesquisa sobre a Epistemologia Genética de Piaget que articulada com a neuro-anatomia resultou a teoria Psicogenética – 1.978 a 2.003, e a Psicologia Educacional Psicogenética – 2.004.
  • Método de Educação Infantil, criado em 1985, com programas e atividades propostas. "Projeto Rompendo o Círculo da Pobreza", para educação de bebês carentes de 1 a 24 meses – 1.999 aplicado em duas creches
  • Método apostilado para Ensino Fundamental e Ensino Médio – 1.997 a 2.000, com princípios, programas e atividades. Revisão dos métodos apostilados – 2.004 a 2.006, editados em 2.007.
  • Programas de formação e reeducação de jovens e adultos, iniciados em 1.986.
  • Treinamento para aplicação da Psicogenética em situações de Clínica Psicológica, a partir de 2.002.