Colégio Ressurreição (Unidade Recreio)
Recreio
Rio de Janeiro - RJ
(21) 2490-1492
*/ ?>
Você está aqui: Monumento Natural

Monumento Natural

Imprimir Diminuir a Fonte Aumentar a Fonte

Projeto VespeR Santa Clara

A natureza é sinônimo de vida. Assim a preservação do meio ambiente é muito importante.

Atualmente tem-se falado muito a respeito da preservação do meio ambiente, pois a cada dia estão aparecendo mais e mais resultados dos atos inconseqüentes da sociedade com relação à natureza. A preocupação com o meio ambiente se tornou um fato universal. A discussão envolve diversos fatores assim como o excesso populacional, o desenvolvimento e pauperização da sociedade.

Estes fatores tendem a simplificar ecossistemas e reduzir espécies naturais necessárias, pois provoca o crescimento urbano desordenado, a criação de indústrias poluentes, aumento do número de favelas, onde há carência de água potável, saneamento e a crescente desigualdade social.

A poluição também afeta profundamente os recursos naturais. Ela tem-se intensificado com o advento de novas tecnologias. No Brasil, por exemplo, aumentou aproximadamente 4 vezes o volume de lixo que não se decompõe em relação à década de 60; o plástico, por exemplo, leva 450 anos para se decompor e sua proporção no lixo aumentou em 6 vezes. Só em São Paulo 95% dos resíduos vão para "lixões" a céu aberto, onde levam 400 anos para se decompor.

A conscientização é importante para uma sociedade sadia, que depende do aproveitamento racional dos recursos naturais. A população deve ter em mente que o cuidado com o meio ambiente é importante para a manutenção de um mundo saudável e habitável.

De acordo com esta preocupação, a Rede VespeR de Ensino iniciou as atividades voltadas ao Projeto VespeR Santa Clara visando à participação intensa dos alunos pertencentes às unidades de ensino da Rede Vesper, à prática do replantio de espécies nativas de Mata Atlântica, o combate e a recuperação de áreas erodidas e a reconstituição da mata ciliar conservando as nascentes e os cursos d'água.

O Projeto de Reflorestamento objetiva a preservação da biodiversidade, a reconstituição da paisagem, a atenuação climática, o resgate e também a manutenção da fauna silvestre e da área verde.

O trabalho será desenvolvido na Fazenda Santa Clara, no município de Tremembé, estado de São Paulo, onde cada unidade da Rede VespeR de Ensino receberá uma área demarcada para que os alunos participantes do projeto possam praticar os conhecimentos adquiridos.

No projeto, os alunos terão a chance de vivenciar os conceitos biológicos do meio ambiente, ecossistemas, interdependência entre os seres vivos e a importância da conservação das matas e da vegetação em geral.

Desta maneira, os alunos estarão ampliando a prática da cidadania através do respeito ao trabalho de seus colegas, da convivência com a natureza e da compreensão de que uma vida melhor está diretamente relacionada à preservação da natureza que nos cerca. Neste caminhar estaremos acima de tudo contribuindo para a preservação de um meio ambiente que, se não conservado, passará a ser conhecido apenas nas páginas dos livros.

Projeto VespeR Santa Clara - 2004

No dia 05 de junho comemoramos não apenas o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas também o aniversário de fundação do Projeto Vesper "Monumento Natural", solenemente instalado em 2003, na Fazenda Santa Clara, Unidade Mantiqueira, quando foram plantadas mais de quatrocentas mudas de árvores, entre ipês, perobas, jequitibás, jacarandás, ingás, aroeiras, unhas de vaca, araribás, primaveras, tuplaris e tantas outras, como o pau-brasil, escolhido para ser a árvore símbolo do Projeto.

O objetivo principal é proporcionar à alunos e professores da Rede Vesper a oportunidade de participar de forma concreta das atividades de preservação de nascentes e recuperação da Mata Atlântica que aqui se desenvolve, criando, na prática, situações de aprendizagem que colaborem para a formação de cidadãos críticos e conscientes, dispostos a intervir de maneira pacífica e solidária na construção de um mundo melhor para todos e capazes de atuar de maneira competente na solução dos graves e complexos problemas que a sociedade pós-moderna enfrenta nesse início do terceiro milênio.

Neste ano de 2004, tivemos a grata satisfação de receber, no mês de abril, um grupo de alunos do Ensino Médio, que tiveram um primeiro contato com o Projeto e puderam conhecer as nascentes e receber inúmeras informações sobre a necessidade de preservação da mata para garantir a qualidade de vida do homem, além de realizar atividades de reciclagem de papel (importantes para discutir a destinação do lixo na nossa sociedade) e a construção de um fogão solar, planejada para discutir a busca e utilização de fontes alternativas de energia, outra grave e complexa questão do nosso tempo.

No mês de maio, alunos de 7ªs e 8ªs série realizaram atividades de estudo do meio, envolvendo análise da permeabilidade dos solos, entre outras.

Esperamos colaborar para que, nos encontros de alunos e professores da Rede Vesper, em meio à alegria e descontração que esses momentos proporcionam, experiências significativas sejam vivenciadas, e o conhecimento possa ser (re)construído a partir de práticas que serão, para sempre, incorporadas à memória e às experiências cotidianas de todos nós.

Visitando a área onde os alunos, participantes dos encontros, plantaram as mudas das árvores nativas da Mata Atlântica, observei que o crescimento é normal com aproximadamente 80% de mudas que continuam em crescimento e com bom aspecto

Também observei que novas mudas estão sendo plantadas pelos funcionários da fazenda, contribuindo assim para o sucesso do Projeto Vesper de Reflorestamento.

Sabemos que estas mudas originarão flores, frutos e sementes e que eles irão atrair insetos, aves e mamíferos polinizadores e disseminadores de sementes, dando início ao processo natural que o Homem destruiu e que o mesmo Homem é capaz de ajudar a recuperar.

É preciso que todos nós entendamos que a nossa participação, carregando as mudas, cavando os buracos, misturando o adubo com o solo, irrigando as mudas, limpando a área em volta das covas, por mais simples que pareça, foi um esforço conjunto e que o resultado deste trabalho será uma melhor qualidade de vida para todos nós.

O trabalho iniciado pelos alunos durante os encontros, nas dependências da fazenda, pode ser continuado em suas casas, em suas ruas e bairros e nas suas cidades, contribuindo assim para uma sociedade mais consciente, participativa, irmã e zelosa com o bem comum, principalmente com o meio ambiente onde nós, nossas famílias atuais ou futuras vivem e viverão.

"Quem ama respeita e quem respeita cuida."
Vamos amar o lugar onde vivemos.