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Imprimir Diminuir a Fonte Aumentar a Fonte 27/03/2014 - Colégio Veritas (Unidade Jardim São Paulo)

Aprendizado Interativo e Criativo VespeRduca

No último 19 de março, os alunos do 4º e 5º ano do Colégio Veritas brincaram e estudaram simultaneamente em uma gincana multidisciplinar com o objetivo de revisar de forma virtual, interativa e divertida o conteúdo para as provas. A atividade foi realizada por meio de uma plataforma educacional que simula um jogo online. 
Os estudantes foram divididos em grupos de meninos e de meninas para iniciar a gincana. As professoras elaboraram um quiz, do qual todos os estudantes participaram. Ganhava aquele que apertasse o botão com a resposta correta. A euforia dos alunos tomou conta do ambiente: “Adorei a brincadeira. Além de aprender, me diverti muito. Estou pronta para as provas agora”, comemorou Maria Eduarda Teles de Carvalho, do 4º ano.

Fábio Colombini, um dos criadores do programa, explicou que o aplicativo simula uma cidade, na qual os bairros representam as matérias de português, matemática, geografia, ciências, história e, por fim, todas as disciplinas juntas. “O jogo pode ser usado durante as aulas e em casa, pois cada aluno tem seu login e senha. Assim, ele pode praticar com os colegas de classe, desde que estejam conectados”, contou. “Os professores também podem criar novos desafios, de acordo com a disciplina ministrada. O ambiente é de um jogo de videogame, no qual a criança pode vivenciar o conhecimento brincando.”

O método da plataforma educacional online é também utilizado pelo Colégio Veritas nas lições de casa, que podem ser preenchidas individualmente ou em grupo, transformando a aprendizagem em uma grande diversão. “Nosso objetivo é trazer o conteúdo didático para o universo da criança, motivando-a na busca pelo conhecimento”, declarou a diretora da instituição de ensino, Bárbara Muñoz.

De acordo com a professora do Ensino Fundamental I Ana Maria Bertolazzi, a utilização dessa tecnologia colaborou para um maior interesse nas aulas por parte dos alunos. “As lições de casa virtuais são utilizadas desde o ano passado e, com a implantação da atividade, os estudantes melhoraram o rendimento escolar”, comentou a professora. “O software armazena informações da criança, como seus erros e acertos. Com isso, conseguimos identificar a dificuldade de cada uma e trabalhar o problema de forma focada.”