Sobre a Rede VespeR

Seja bem-vindo a Rede VespeR. Somos uma instituição particular de educação, fundada em 1995 pelo Padre Joaquim Ferreira Xavier Júnior. Possuímos 7 unidades escolares distribuídas nas cidades de Sorocaba, Santo André, Lorena, Tremembé e Rio de Janeiro. Além de um Centro de Convivência / Eventos (Casarão VespeR) e uma Gráfica e Editora situados na cidade de Tremembé/SP. Conheça em nosso portal um pouco de nossa história e propósito.

“…aprofundar e manter processos educativos [escolares, familiares, grupais e comunitários] que considerem o profundo da pessoa e suas dinâmicas, proporcionando a cada um seu desdobramento humano integral “até atingir a estatura da plenitude de Cristo” [Ef 4, 13; Gaudium et Spes nº 22].

 

Cursos da Rede VespeR

0
UNIDADES ESCOLARES
0
CONVIVIUM PE. XAVIER
0
GRÁFICA & EDITORA
0
COLABORADORES
CURSOS

Nosso Sistema Educacional

Na Rede VespeR a meta é propiciar espaço para o desenvolvimento cognitivo, físico e social de seu alunado. Todas as unidades da Rede de Ensino primam pela qualidade do desenvolvimento constante. Entendemos que a excelência na educação é feita de valores partilhados e somente quando os profissionais que trabalham na Instituição possuem tal convicção é que os laços de parceria são construídos. Nossa abordagem engloba uma Grade de Ensino Completa, Diversificada e Intensa, com Foco Humanístico, buscando assim priorizar o protagonismo de nosso aluna do como cidadãos conscientes, responsáveis e íntegros de amanhã. Incentivamos desde pequenos à capacidade relacional do grupo, dessa forma iniciando laços e parcerias, porque cremos que diante de uma sociedade cada vez mais tecnológica, as relações interpessoais precisam ser cultivadas e estimuladas para um amanhã pleno e completo. Entretanto, fornecemos ao longo de todo o desenvolvimento educacional, instrumentos para que nossos alunos estejam cada vez mais inseridos no mundo digital de forma competente e responsável.

PADRE JOAQUIM FERREIRA XAVIER

Conheça a Vida e Obra do nosso Fundador
timeline
Notícias Rede VespeR
LABORATÓRIO – TURMA 2001
CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA
ATIVIDADE DE QUÍMICA PRÁXIS NO LABORATÓRIO
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA
1º SIMULADO
SIMULADO
Play Video

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil da Rede VespeR tem sua coluna vertebral nas atividades e ações corporais de desenvolvimento, visando resgatar e incrementar o sistema sensorial das crianças. As aulas de educação física são aplicadas por especialistas, assim como as aulas de dança e as atividades dramatizadas. Além disso, as crianças praticam judô com perfil específico para esta idade, frequentam a piscina e são introduzidas às lições de informática.

À todas essas ações, acrescentam-se apostilas baseadas em psicogenética e a inclusão do estudo de línguas. O ambiente da escola remete à natureza, num espaço lúdico e acolhedor, onde a criança pode apreciar pequenas aves e animais em sua rotina, avistar flores e frutas nas árvores e brincar como se estivesse num grande quintal. Traga seu filho para uma visita.

Ensino Fundamental Anos Iniciais

O novo Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do grupo VespeR, compreende do 1º ao 5º ano e agora abrange as crianças de 6 anos. A proposta de ensino tem como meta desenvolver autonomia e introduz o estudo sistemático das matérias acadêmicas.

Os alunos são levados às atividades de forma concreta respeitando seu momento de desenvolvimento cognitivo, mas continuando seu trajeto de aprendizagem. Interação com o mundo digital.

Ensino Fundamental Anos Finais

O Ensino Fundamental, vai do 6º ao 9º ano e compreende a fase onde o aluno está na pré-adolescência, com suas características cognitivo afetivas sofrendo expressivas alterações. Portanto, há uma demanda diferenciada deste grupo. Nosso corpo docente está devidamente capacitado para compreendê-los e desenvolver um bom trabalho didático pedagógico.

Esse trabalho é baseado nas novas competências cerebrais que esta faixa etária apresenta. Nessa fase, os pré-adolescentes estão em busca de integrar-se a grupos sociais e encaram com naturalidade inovações tecnológicas, às quais são adeptos. A compreensão do mundo sob uma ótica mais abrangente e ampla, que busque explicar os novos deslocamentos que essa idade proporciona de forma estruturada, é o desafio do Ensino Fundamental interação com o mundo digital.

Ensino Médio

Os conhecimentos que adquirimos ao longo da vida são eternos. Buscar uma formação ideal que qualifique o aluno, preparando-o para o vestibular e mais tarde para o mercado de trabalho, é tarefa imprescindível. O Ensino Médio da Rede VespeR oferece uma visão interdisciplinar com conteúdos absolutamente formais e abstratos demandando do aluno um desenvolvimento cognitivo e cultural de alta monta.

Aliado a esse conceito metodológico, o novo Ensino Médio complementa todas as necessidades do aluno, preparando-o gradativamente para o vestibular, espelhado na realidade que o aluno vai encontrar lá fora. Independente da profissão que um dia o aluno venha a escolher, o novo Ensino Médio, visa formar um cidadão para a sociedade, naturalmente conectado à tecnologia, por ser um “nativo digital”, capaz de tomar decisões, construir pensamento original e possuir convicções sobre responsabilidade social.

Seguindo as normas do ENEM, os alunos são cobrados em seus conhecimentos de forma incisiva e obrigatória. Portanto, o foco do ensino Médio visa proporcionar ao aluno todas as ferramentas necessárias ao seu pleno desenvolvimento e capacidades peculiares para enfrentar as novas realidades que os cercarão.

CURSOS TÉCNICOS

O Colégio Vesper Patrocínio de São José vem formando ao longo dos anos, profissionais capazes de ingressar e permanecer, com sucesso, no mercado de trabalho, zelando pelo aperfeiçoamento profissional do aluno e criando condições para o desenvolvimento do pensamento crítico para as realidades práticas e avanços tecnológicos, bem como aprofundamento nos conhecimentos científicos.
O principal objetivo dos nossos cursos é formar profissionais Técnicos que atendam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, em seus artigos 35 a 37 que estabelecem que os alunos egressos do ensino fundamental e médio, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto, tenham a possibilidade de acesso à Educação Profissional, como forma de capacitação.

Os Cursos Técnicos são estruturados e organizados em módulos com terminalidade, dando direito à obtenção de certificados de qualificação técnica ao final do curso.
O currículo pleno é organizado pelo Colégio em função das necessidades do mercado de trabalho e da sociedade.
Abordamos os cursos de Mecatrônica, Química e Enfermagem.
Confira abaixo um resumo profissional de cada curso:

Mecatrônica
O curso técnico em Mecatrônica proporciona formar profissional apto a atuar no projeto, execução e instalação de máquinas e equipamentos automatizados e sistemas robotizados, realizar manutenção, medições e testes dessas máquinas, equipamentos e sistemas conforme especificações técnicas, programar e operar essas máquinas, observando as normas de segurança.


Química.
O Curso Técnico em Química habilita o profissional para atuar na execução de ensaios físico-químicos, participando do desenvolvimento de produtos e processos, da definição ou reestruturação das instalações industriais, supervisiona operações de processos químicos e operações unitárias de laboratório e produção, opera máquinas e/ou equipamentos de instalações produtivas de acordo com as normas de qualidade, boas práticas de produção, de biossegurança e controle do meio ambiente. Interpreta manuais, elabora documentação técnica rotineira e de registros legais. Pode ministrar programas de ação educativa e prestar assistência técnica. Todas as atividades são desenvolvidas conforme os limites de responsabilidade técnica, previstos em lei.

Enfermagem
O profissional de Técnico de Enfermagem será capaz de atuar como agentes na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação dos que adoecem, visando à integralidade do ser humano, tendo a formação ética e profissional levando o futuro profissional a colocar em suas ações a ciência, a tecnologia e a ética a serviço da vida. Atuará na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde— doença, realizando atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias, com ações de orientação e preparo do paciente para exames, cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.